sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

O Distrito de Évora em Autocaravana


DESCOBRIR O DISTRITO DE ÉVORA EM 7 DIAS


Tudo é tranquilo e casto, penso então:
Onde Há pintor
Onde Há artista de saber profundo
Que possa imaginar coisa mais bela
Mais delicada e linda neste Mundo?


Florbela Espanca


É o Distrito de Évora (como todo o Alentejo) uma terra de gente e tradição onde se respira história.

As localidades apresentam-se impecavelmente limpas e é rara a que não dispõe de sanitários públicos acessíveis e bem cuidados.

Neste Distrito, como no Alentejo em geral, os sabores passam pela utilização das ervas como Poejos, Alecrim, Orégãos, Hortelã, Tomilho, Estragão, Manjerona e Salsa. Na alimentação merece referencia as sopas de tomate, de cação, de bacalhau ou de cardos e o famoso gaspacho (uma sopa fria). Não esquecer a açorda, as migas de pão, ou de espargos ou de batata apresentadas com carne de porco ou entrecosto ou febras fritas. A doçaria conventual e os vinhos regionais também podem estar na mesa dos naturais do Distrito.

Os monumentos religiosos estão em grande número encerrados.

As fotos destas viagens poderão ser vistas AQUI

Os documentos abaixo (Roteiro e Mapa de Viagem) são um contributo para um passeio em que os parâmetros tempo, qualidade e custo estão equacionados.

Os relatos continuam a ser pragmáticos, assentes em bases informativas, que poderão, na nossa opinião, ajudar os viajantes a percorrer os caminhos mais curtos, visitar os locais paisagística e monumentalmente mais relevantes, estacionar nos lugares mais aconselháveis, efectuar a manutenção da Autocaravana em sítios referenciados e pernoitar com a segurança possível.

Convidamo-lo a passear connosco pelo Distrito de Évora:

Sem comentários:

Enviar um comentário