quinta-feira, 26 de março de 2009

Converter PDIs


CONVERSORES


Diz-me a evidência que a maioria dos ficheiros contendo Listagens de Pontos de Interesse (vulgo PDIs) se encontram em formato com extensão “OV2” (exemplo: areasdeservico.ov2) e os ficheiros gráficos correspondentes com extensão “BMP” (exemplo: areasdeservico.bmp).

Esta formatação não impede, contudo, que estas Listagens possam ser usadas em outras máquinas que usem “software” diferente, necessitando, para isso, do auxílio de um programa apropriado.

Um dos programas mais utilizados para efectivar as necessárias conversões é o “PoiEdit” que pode ser “descarregado” AQUI.

Pode também utilizar o “POI Converter” acedendo AQUI para “descarregá-lo”.

No que se refere à conversão dos ficheiros gráficos pode utilizar, por exemplo, o “Multiple Image Resizer” (MIR) que lhe permite, inclusive, redimensionar os ficheiros. Pode descarregar o “MIR” AQUI.

Um outro programa que lhe permite a conversão dos ficheiros gráficos e ainda editar e fazer o tratamento de imagens, é o “GIMP” que pode ser “descarregado” AQUI.

A utilização de ficheiros PDIs apropriados à máquina “GPS” que possuir é fundamental, pelo que é importante estar-se habilitado com as ferramentas atrás referidas (ou outras semelhantes) de forma a permitir uma correcta instalação dos ficheiros.

O funcionamento dos Programas sugeridos é muito intuitivo e não carece de conhecimentos informáticos avançados, porém, no futuro, daremos algumas dicas relacionadas exclusivamente com a conversão de ficheiros. Entretanto pode ir descobrindo e treinando.

MUITO IMPORTANTE: Não trabalhe com os ficheiros PDIs ou com os ficheiros gráficos originais. Duplique-os e coloque os duplicados numa pasta/directório diferente. Use as cópias preservando assim os originais de qualquer eventual erro.

Outros textos sobre o tema GPS:

1 - Global Positioning System

2 - Como escolher um GPS

3 - Os “PDI”

Voltaremos ao assunto

Sem comentários:

Enviar um comentário