quinta-feira, 30 de abril de 2009

O Papa Léguas conhece.... IRLANDA

Inglês: Ireland - Republic of Ireland
Irlandês: Éire - Poblacht na hÉireann






A Irlanda (em irlandês: Éire; em inglês: Ireland), é um país situado no noroeste da Europa. O moderno estado soberano ocupa cerca de cinco sextos da ilha da Irlanda, que foi reparticionada pela primeira vez em 3 de Maio de 1921. É delimitada a norte pela Irlanda do Norte (pertencente ao Reino Unido), pelo Oceano Atlântico a oeste, pelo Mar da Irlanda a leste, e pelo Mar Céltico e pelo Canal de São Jorge a sul e sudeste. Juridicamente, o termo República da Irlanda (em irlandês: Poblacht na hÉireann) é a descrição do estado, mas Irlanda é o seu nome.


Em 29 de Dezembro de 1937, a Irlanda tornou no estado-sucessor do Estado Livre Irlandês, estabelecido em 6 de Dezembro de 1922. A Irlanda foi um dos países mais pobres da Europa Ocidental e teve alta taxa de emigração. A economia protecionista começou nos anos de 1950 e a Irlanda aderiu à Comunidade Europeia (que passou a chamar-se mais tarde, União Europeia) em 1973. Uma crise económica levou a Irlanda a iniciar, em grande escala, as reformas económicas no final dos anos de 1980. A Irlanda reduziu drasticamente a tributação e a regulamentação, em comparação com outros países da UE.

Apesar de uma previsão de redução do período de crescimento económico, em 2008, a Irlanda tem hoje o quinto PIB per capita mais elevado do mundo, e o sétimo PIB per capita considerando a paridade do poder de compra, A Irlanda tem também o quinto IDH mais elevado do mundo. O país também se orgulha de ter a mais alta qualidade de vida do mundo, estando em primeiro lugar no ranking do índice de qualidade de vida do Economist Intelligence Unit. A Irlanda foi a sexta classificada no Índice Global da Paz. A Irlanda também tem uma alta classificação no seu sistema de ensino, na liberdade política e direitos civis, na liberdade de imprensa e na liberdade económica, a qual foi também classificada como o quarto país do Índice Failed States, sendo um dos poucos países "sustentáveis" em todo o mundo. A Irlanda tem emergido como um destino atraente para imigrantes estrangeiros, que hoje totalizam aproximadamente 10% da população. A população da Irlanda é a que tem o maior crescimento na Europa, com uma taxa de crescimento anual de 2,5%.


A Irlanda é membro da UE, da OCDE e das ONU. A política de neutralidade da Irlanda significa que não é um membro da NATO, embora contribua em missões de paz pela ONU.




Fonte: Wikipédia - A enciclopédia livre

Sem comentários:

Enviar um comentário