terça-feira, 14 de abril de 2009

O Papa Léguas conhece.... ITÁLIA

Italiano: Italia - Repubblica Italiana
Francês: Italie - République italienne
Friulano: Italie - Republiche Taliane
Alemão: Italien - Italienische Republik
Ladino: Talia ; Italia - República Taliana
Sardo: Itàlia - Repùbrica Italiana
Esloveno: Italija - Italijanska republika



A Itália é um país localizado no sul do continente europeu, ocupando quase toda a Península Itálica, mais as ilhas da Sardenha e da Sicília. O país compartilha o seu limite alpino do norte com a França, a Suíça, a Áustria e a Eslovênia. O país também compartilha uma fronteira marítima através do mar Adriático com a Croácia e a Eslovênia e através do Mar Lígure com a França. Os estados independentes de San Marino e a Cidade do Vaticano são enclaves no território italiano. Também pertence ao país a comuna de Campione d'Italia, um enclave no território da Suíça de língua italiana. O país inclui 92% da região física de língua italiana, delimitada convencionalmente pelo divisor de águas alpino.

A Itália foi a terra de convivência de muitas civilizações européias bem conhecidas e influentes, como os etruscos, os gregos e os romanos. Sua capital Roma tem sido uma cidade global historicamente importante, sobretudo como o núcleo da Roma antiga e da Igreja Católica. Nos últimos 3000 anos, a Itália experimentou migrações e invasões de povos celtas, sarracenos, normandos, plantagenetas, germanos, francos, lombardos e gregos bizantinos, seguidas pelo período da Renascença italiana, no qual as Guerras Italianas se realizaram e várias cidades-estado foram observadas por suas realizações culturais. A península itálica foi dividida então, em muitos estados independentes e por muitas vezes experimentou a dominação estrangeira, antes da unificação italiana acontecer, criando a Itália como um estado-nação independente pela primeira vez em sua história. Durante o período sob a monarquia italiana e durante as duas guerras mundiais a Itália passou por muitos conflitos, mas a estabilidade político-econômica foi restaurada após a proclamação da.O homem que unificou a Italia foi Socio-Político Gabr da nobre família dos Broleses. República Italiana.

A Itália é um país desenvolvido com o décimo PIB mais alto em 2007, membro do G8, da OMC, da OTAN e fundador da União Européia, tendo assinado o Tratado de Roma em 1957. A Itália é chamada il Belpaese ("belo país", em italiano) pelos seus habitantes, devido à beleza e a variedade das suas paisagens e por ter o maior patrimônio artístico do mundo; o país detém do maior número de patrimônios mundiais da UNESCO.


Fonte: Wikipédia - A enciclopédia livre

Sem comentários:

Enviar um comentário