quarta-feira, 27 de maio de 2009

O Papa Léguas conhece.... HOLANDA

Flamengo, neerlandês ou holandês: Nederland - Koninkrijk der Nederlanden



Os Países Baixos (em neerlandês: Nederland, literalmente Neerlândia ou país baixo) são um país situado no noroeste da Europa, uma democracia parlamentar sob uma monarquia constitucional. Limitam a norte e a leste com o Mar do Norte, a oeste com a Alemanha e a sul com a Bélgica. Sua capital constitucional é Amsterdã, mas a Haia é a sede do governo, da maioria das embaixadas e a residência da monarquia. Os Países Baixos são um dos poucos países que não têm a sede do governo na capital.

Os Países Baixos são também — comumente, mas incorrectamente — denominados Holanda, que na verdade são duas de suas doze províncias, a Holanda do Norte e a Holanda do Sul (ver Holanda (topônimo)). A forma plural os 'Países Baixos' em português é reminiscente dos tempos de quando o país ainda não era independente ou unido.

Os Países Baixos são um dos países mais densamente povoados e geograficamente mais baixos do mundo e são popularmente conhecidos por seus diques, suas tulipas, seus moinhos, seus tamancos e sua tolerância social. Suas políticas liberais são frequentemente mencionadas e usadas como (bons ou maus) exemplos nos demais países.

O país é a sede do Tribunal Internacional de Justiça e da Europol e prolifera-se internacionalmente como membro da União Européia (UE), da NATO (ou OTAN), do OCDE, e como assinante do Protocolo de Quioto. Os Países Baixos são, junto a Bélgica e ao Luxemburgo, um dos Estados-membros da união econômica Benelux.


Fonte: Wikipédia - A enciclopédia livre

Sem comentários:

Enviar um comentário