terça-feira, 23 de junho de 2009

Conversão de Coordenadas

O OVO DE COLOMBO


Um GPS é um aparelho que auxilia, na maior parte das vezes, o autocaravanista a alcançar o local para onde se dirige.

Para o efeito pode introduzir dados (localidade, morada…) que lhe forneçam as coordenadas do local para onde se quer dirigir. Também pode, se as souber, introduzir, directamente, as coordenadas no aparelho.

Muitas vezes as coordenadas estão disponíveis em graus sexagesimais (por exemplo: 39º 05' 59") o que, também muitas vezes, podem obrigar a convertê-las em graus centesimais (por exemplo: 39.09971º).

Essa conversão obriga a efectuar diversos cálculos ou a recorrer a pequenos programas instalados num computador. Estando a deslocar-se é necessário estacionar o veículo e proceder aos cálculos necessários ou ligar o computador, abrir o programa e introduzir as coordenadas que se pretenda converter.

Existe, no entanto, uma forma mais rápida de efectuar os cálculos através de uma TABELA DE CONVERSÃO (Graus sexagesimais em graus centesimais) que pode ser “descarregada”
AQUI.

Depois de “descarregar” a TABELA DE CONVERSÃO (Graus sexagesimais em graus centesimais) imprima-a e recorte-a conforme o desejar, podendo, inclusive, plastificá-la, para melhor a conservar no “porta-luvas” da autocaravana.

A autoria deste “ovo de Colombo” é de um nosso companheiro autocaravanista a cujo Blogue pode aceder
AQUI.

O único mérito do Papa Léguas (se o tem) é divulgar tanto quanto possível esta mais valia cuja simplicidade é por demais evidente.

Para Manuel Cruz (o autor) vão os nossos agradecimentos.

Sem comentários:

Enviar um comentário