domingo, 9 de agosto de 2009

Les plus beaux villages de France

AS MAIS BELAS ALDEIAS DE FRANÇA

Les plus beaux villages de France (As mais belas aldeias de França) são referidas numa página electrónica que pode ser consultada AQUI e que é da responsabilidade da Associação « Les plus beaux villages de France » que não obstante só ter sido criada em 6 de Março de 1982 já tem, embora poucas, associações congéneres noutras partes do mundo.

O Papa Léguas decidiu viajar pelas Aldeias mais belas de França e, na impossibilidade de visitar de uma só vez todas as aldeias, optou por um enquadramento Regional.

Ao sul de França situam-se as regiões de Aquitaine, de Midi Pyrénées, de Languedoc Roussillon e de Provence Alpes Côte d’Azur que englobam 74 das consideradas mais belas aldeias francesas. Simultaneamente foi incluída na viagem a visita às “capitais” dos Departamentos inseridos nas regiões referidas, bem como algumas outras cidades de notoriedade assegurada.

A viagem, que teve lugar entre 1 de Julho e 5 de Agosto de 2009, demorou 36 dias ao longo de 7626 Kms e teve um custo global de, aproximadamente, 1800 euros, dos quais os gastos com combustível se aproximaram dos 1000 euros.

A reportagem fotográfica constituída por 3274 fotografias pode ser vista na FOTO GALERIA IV do Blogue do Papa Léguas.

A sequência do itinerário foi programada pelo “Microsotf AutoRoute 2007” e a opção das estradas a seguir foi deixada à “responsabilidade" do GPS “TomTom”, ajuda por vezes preciosa na descoberta de caminhos alternativos aquando de engarrafamentos. O recurso a mapas foi muito pontual (talvez uma ou duas vezes) mais para nos situarmos do que para encontrarmos uma rota.

Os locais de pernoita, decididos diariamente em função do sitio onde nos encontrávamos e sempre a partir das 18 horas, estavam já inseridos no GPS (POIS/PDIs), bastando “pedir” uma relação das Áreas de Serviço, Parqueamentos e/ou Parques de Campismo mais próximos para optarmos. Muito esporadicamente recorremos ao livro “Aires de Services Camping-Car”.

A utilização de Parques de Campismo foi extremamente diminuta, não obstante se considerar obrigatória, de 10 em 10 dias, para lavagem e secagem de roupa e para um pouco mais de repouso.

Nas Áreas de Serviço (na sua maioria gratuitas) constatámos que os franceses (na generalidade) não abriam toldos, não cozinhavam fora das caravanas, mas colocavam mesas e cadeiras e comiam ao ar livre. O Papa Léguas e apenas em algumas áreas mais recolhidas, utilizou as cadeiras para um “relax” de fim de dia.

Coibimo-nos de relatar as emoções de toda uma viagem que aconselhamos a fazer. As fotos que dispensamos na FOTO GALERIA IV do Blogue são uma muito leve amostra da beleza com que nos deparámos. Contudo, nenhuma foto, nos transmite as emoções que são diferentes de pessoa para pessoa, já em função da respectiva cultura, já em função da respectiva sensibilidade, nem nos transmite os sons, os cheiros, toda uma atmosfera que só é possível sentir presencialmente.

Nos diferentes trajectos entre os diferentes destinos desejaríamos fixar e poder transmitir toda a inenarrável beleza que tivemos o privilégio de por pequenos momentos encher as nossas “almas”.

Viagem na rota das “Mais belas aldeias de França”

("Descarregue" cada um dos documentos abaixo)

Les plus beaux villages de France – Inicio

Les plus beaux villages de France – Aquitaine

Les plus beaux villages de France - Midi Pyrénées

Les plus beaux villages de France - Languedoc-Roussilon

Les plus beaux villages de France - Provence Alpes Cote dAzur

Les plus beaux villages de France – Monaco

Les plus beaux villages de France – Regresso

3 comentários:

  1. Óptima sugestão de viagem, sem sombra para dúvidas. A França é um país com um manancial de sugestões de viagem em AC. Os meus parabéns! Até à minha ''reforma de autocaravanista'' tentarei efectuar mais uma mão cheia de investidas.

    ResponderEliminar
  2. Um bom apontamento. A França é tão grande que há sempre mais um lugar para descobrir e é nestes subúrbios das grandes cidades que está toda a beleza. Nesta região do sul do país existem também inúmeras grutas, que aconselho vivamente a sua visita, pela sua espectacularidade.
    Um abraço e continuação até à "reforma de autocaravanista", como diz o companheiro António Resende.

    ResponderEliminar
  3. Obrigado companheiro pela partilha.
    Tive oportunidade de visitar (infelizmente não de autocaravana) uma parte significativa da região Languedoc-Roussilon, da qual guardo gratas recordações.
    Dessa viagem possuo mais de 5000 fotos de sítios inesquecíveis como sejam: Saint-Guilherm-du-Désert, Le Viaduc de Millau, La grotte de Clamouse, da fabulosa cidade de Montpellier e das excelentes caves do queijo Roquefort.
    Um abraço e continue a deliciar-nos com as suas viagens.
    Jorge Figueiredo

    ResponderEliminar