terça-feira, 1 de setembro de 2009

O Papa Léguas conhece.... ALEMANHA

Alemão: Deutschland - Bundesrepublik Deutschland
Dinamarquês: Tyskland - Forbundsrepublikken Tyskland
Frisão ocidental: Dútslân - Bûnsrepublyk Dútslân
Baixo alemão: Düütschland - Bundsrepublik Düütschland
Romani Kalderash: Jermaniya / जेर्मानिया - Federalni Republika Jermaniya / क़ेदेराल्नी रेपुब्लिका जेर्मानिया
Sórbio superior: Němska - Zwjazkowa republika Němska



A Alemanha (nome oficial: República Federal da Alemanha, em alemão: Bundesrepublik Deutschland, AFI: [ˈbʊndəsʁepuˌbliːk ˈdɔʏtʃlant]), é um país localizado na Europa central, membro fundador da União Européia, membro da NATO e do Grupo dos Oito. O país é limitado a norte pelo Mar do Norte, pela Dinamarca e pelo Mar Báltico, a leste pela Polónia e pela República Checa, a sul pela Áustria e pela Suíça e a oeste pela França, Luxemburgo, Bélgica e os Países Baixos.

A região conhecida como Germânia, historicamente habitada por vários povos germânicos, foi conhecida e documentada antes de 100 d.C.. Desde o século X, os territórios alemães formaram a parte central do Sacro Império Romano, que durou até 1806. Durante o período, no século XVI, as regiões do norte da Alemanha tornaram-se o centro da Reforma Protestante. A definição de Estado-nação para a Alemanha é recente, o país foi unificado pela primeira vez durante a Guerra Franco-prussiana em 1871. Após a Segunda Guerra Mundial, a Alemanha foi dividida em dois estados, nas linhas de ocupação dos aliados em 1949.

Desde a Reunificação em 1990, o estado alemão é uma república federal parlamentarista com 16 estados federais (Bundesländer) e cerca de 82 milhões de habitantes. É um dos países com a maior densidade populacional da Europa e a principal potência econômica do continente. Desde 1995 a Alemanha participa do Acordo de Schengen. Sua capital é Berlim e a língua nacional oficial é o alemão.


Fonte: Wikipédia - A enciclopédia livre

1 comentário:

  1. Quando li este título de blog "Papa Léguas" fiquei curiosa e entrei. Sabes o que te digo? Achei muito interessante. São dados muito permonorizados que completam a nossa cultura geral. Bem-hajas, Amigo. Um abração Graça

    ResponderEliminar