quinta-feira, 26 de novembro de 2009

TDT – Dúvida desfeita


Na procura de uma opinião discordante sobre se o descodificador MPEG-4 permitiria receber emissões compatíveis com a norma MPEG-2 o Papa Léguas acedeu a um Blogue dedicado exclusivamente à Televisão Digital Terrestre e que pode ser consultado AQUI.

O trecho abaixo, transcrito do Blogue "TDT em Portugal" vem dissipar as dúvidas de muitos autocaravanistas, inclusive do Papa Léguas, acerca de os televisores onde esteja instalado o descodificador MPEG-4 serem (ou não) compatíveis com a norma MPEG-2.

Para receber a TDT espanhola, a parte mais complicada (e dispendiosa) é conseguir um sinal suficientemente forte (para quem está mais afastado dos emissores), que permita a sua correcta recepção. As emissões da TDT gratuita espanhola utilizam a norma de compressão MPEG-2, para a qual existe uma grande oferta de equipamentos (televisores e receptores), a preços muito acessíveis. Estes equipamentos, no entanto, não permitirão receber a TDT Portuguesa, que utilizará a norma MPEG-4/H.264. O contrário já será possível, ou seja, os equipamentos MPEG-4 são compatíveis com a norma MPEG-2. Um equipamento apto a receber a TDT portuguesa poderá também receber a TDT espanhola.

Estamos, consequentemente, perante uma afirmação categórica que contradiz o que se encontra expresso no Blogue “Tranquilino Maia”.

Porém, evidencie-se, uma pesquisa mais minuciosa no Blogue “TDT em Portugal” permite ter sérias dúvidas sobre a opção feita pela norma MPEG-4 para Portugal.

Nota: Sublinhados da nossa responsabilidade.


Sem comentários:

Enviar um comentário